Viver com filhos

Viver com filhos é como passeio de montanha russa... Adrenalina constante e emoções diversas!!! Emoções únicas mas que sem dúvida valem a pena... Só quem experimenta pode saber!!! Que tal dividirmos um pouco dessas experiencias para dar mais signficado a tudo isso??

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Brincar é coisa séria

Brincar!!! Essa é a palavra do dia!! Brincar de tudo aquilo que vier a cabeça, de tudo aquilo que lhe trouxer alguma diversão.
 
Algo tão comum no mundo infantil, e que está presente em grande parte do dia a dia desses pequenos...
 
Algumas brincadeira vão continuar tendo graça mesmo com o passar do tempo. Quem não conhece músicas de roda, esconde-esconde, pega- pega, pula corda, queimada? Quem nunca brincou de escravos de jó, balança caixão, amarelinha? São brincadeira atemporais e que sempre despertam lembranças em todos os adultos que por elas passaram.
 
Há também brincadeiras trazidas pela evolução e pela tecnologia. O mundo virtual conseguiu trazer outro sentido e outra forma de brincar, até mesmo para as brincadeiras em que se exige atividade física. São vídeo games super modernos em que a criança se transporta para um mundo do qual não faz parte.
 
Enfim, seja de jogos de tabuleiro, de brincadeiras antigas, de jogos virtuais, brincadeiras em grupos ou brincadeiras para um único jogador, qual é o sentido do brincar?
 
BRINCAR É COISA SÉRIA!!! E dessa forma, deve ser tratada com tal seriedade.
 
Da mesma maneira que é comum e natural imaginarmos que adultos trabalham para ganhar a vida, crianças brincam, e fazem do brincar sua atividade mais frequente. Para que?
 
Brincam para aprender, brincam para elaborar o que estão vivendo, brincam para dividir, brincam para crescer!!
 
Brincar não é apenas brincar... Brincar É BRINCAR!!! Algo fundamental para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social de um ser humano.
 
Uma atividade que tem o objetivo de trazer sentido a tudo que faz parte do mundo da criança.
 
A menina enquanto brinca de boneca, reproduz o que entende do cuidado da mãe com ela mesma. O menino quando joga bola, reproduz não só sua paixão pelo esporte, mas também identifica-se com a admiração que o pai tem por esta atividade.
 
O brincar é capaz de ensinar a criança de maneira leve e descontraída, algo que ainda possa ser muito confuso e difícil. Ou mesmo reforçar aquilo que ela já vive e já aprendeu em suas relações com a família e com os amigos.
 
"Ficar adulto é ficar meio cego", é o que diz Rubem Alves sobre essa fase da vida... Quem dera um dia sejamos capazes de manter a brincadeira na vida adulta, sem perder a tão esperada maturidade ou seriedade nos momentos em que disso se precisa.
 
Quem quer conviver com criança, precisa aprender a brincar! Precisa aprender que seu lado criança continua ali, guardado em algum lugar, talvez escondido entre a maturidade e a responsabilidade, numa gavetinha, esperando por uma criança capaz de resgata-lo. 
 
"Nós não paramos de brincar porque envelhecemos, mas envelhecemos porque paramos de brincar".

Oliver Wendell Holmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário