Viver com filhos

Viver com filhos é como passeio de montanha russa... Adrenalina constante e emoções diversas!!! Emoções únicas mas que sem dúvida valem a pena... Só quem experimenta pode saber!!! Que tal dividirmos um pouco dessas experiencias para dar mais signficado a tudo isso??

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Como trasformar seu monstrinho num anjinho???


Boa pergunta!!! Mas vamos por partes..
.
Primeiro: anjinhos não existem nem tão pouco monstrinhos...

O que existem são apenas crianças!! Algumas mais calmas, enquanto outras mais agitadas, algumas mais compreensivas, já outras mais danadas... Crianças são apenas crianças!!

Talvez o erro esteja no que esperamos delas... Quando ensinamos algo, esperamos que aprendam na primeira vez. Mas será que nós aprendemos assim???

Por outro lado, quando fazemos algo errado na frente deles não aceitamos que eles tenham aprendido com uma única lição!! Afinal, onde está o erro??

Também existem pais... Alguns mais controlados, enquanto outros surtam com mais facilidade, alguns mais firmes, outros seduzidos facilmente por seus filhos... Pais, que em sua grande maioria estão na tentativa de educar!!

Para se educar não existe universalidade, ou regras que absolutamente sempre funcionem! Defendemos tanto a idéia de que somos diferentes, mas nos pegamos tentando enquadrar nossos filhos em modelos pré-existentes. E dá-lhe super nany!!!

Acredito que todos os pais tenham se espantado um dia ao se deparar com uma crise de birra, daquelas dignas de Oscar por tamanha atuação de sofrimento! Pois bem, o mundo é assim e nisso os filhos são iguais: todos tentam nos seduzir pelo drama, ao menos uma vez na vida!

Este texto surgiu de um papo com uma mãe desesperada (exageros a parte, estava assim né clau? RS). “É tão fácil perder o controle na educação dos filhos, mas parece tão penoso fazer o caminho de volta!”

Pois é assim mesmo. Basta um fim de semana sem limites, onde tudo pode, que a retomada da educação pode ficar bem difícil.

Mas no fundo no fundo, sempre sabemos como retomar! Dá trabalho ser pai e mãe, dá trabalho educar, porque invariavelmente envolve sermos durões no momento certo, e dizer muitas vezes a mesma coisa.

Claro que é mais fácil ceder aos momentos de choro e acabar logo com o momento de birra dando aquilo que nos pedem. Mas se os pais não tiverem força para se manterem firmes no que acreditam ser certo e errado quem vai ter?

Não é a toa que as campanhas nas redes sociais sobre educação vêm tendo tamanha repercussão. Afinal, estamos tão cansados de adultos mimados que se acreditam dignos de obterem tudo o que querem, que só nos resta mesmo ensinar desde pequenos que regras existem para todos!!

Não sou contra mimos, mas acredito que mimo bom é encher seu filho de beijo e dengo antes de dormir, fazer a comida preferida dele com muito amor, um passeio gostoso no parque e muito carinho ao acordar!! Isso é mimo!! E quem se atreve a dizer que isso estraga alguém??

Dizer sim pra tudo não é mimo, é falta de certeza do que se deve dizer! Permitir que os limites sejam ultrapassados não é mimo, é falta de força para defender o seu espaço e o espaço de seu próprio filho!

Enfim, como transformar seu monstrinho num anjinho?? Não se preocupe com isso. Continue educando que tudo dará certo!!

5 comentários:

  1. Pat, sei que você tem autoridade neste assunto. Seus filhos são "tudo de bom"!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por tudo sempre.... Você é muito especial.... Claudia

    ResponderExcluir
  3. Estava com saudades dos seus posts, eles são sempre mto interessantes! E seu pensamento vai de acordo com o meu...
    Concordo plenamente com vc em tudo que disse e experimento todos os dias desde o mimo carinhoso, como a birra, os limites, o dizer não, o contornar a situação, etc.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Ilana querida, te confesso que também estava com saudade de escrever!! rs Acho que só quem experimenta o mimo consegue enfrentar a birra. Todos os momentos com filhos sao repletos de muitos significados, e é apenas vivendo que conseguimos identificar todos esses limites!!!
    Beijinho e prometo que vou tentar escrever mais...rs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Patrícia, td bem?
    Vim deixar um selinho pra vc pegar lá no meu blog!
    http://www.semeadoradesonhos.blogspot.com/
    bjos

    ResponderExcluir